segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Entrevista com Rafaela Perensin, autora de A face inversa do Amor



A autora

"Valorização dos artistas locais", tá aí uma coisa que nosso blog sempre vai defender! E pensando nisso, trouxemos hoje para vocês uma entrevista com a escritora Rafaela Perensin, que é da nossa cidade, Juiz de Fora!
A Rafa publicou seu primeiro livro, o romance "A face inversa do amor", do qual tive a honra de acompanhar de perto todo o desenvolvimento, no ano passado. E agora, ela nos cedeu gentilmente essa entrevista (com umas perguntas um tanto peculiares hahah).

HsF: Rafa, primeiramente, muito obrigada pela entrevista! Estamos muito felizes! Agora, para situar os leitores, diz pra gente, do que se trata "A face inversa do amor"?

Rafaela: Eu que agradeço! É sempre um prazer estar em contato com pessoas que valorizam a literatura nacional. Entrando na sua pergunta, A face inversa do Amor é um romance um tanto diferente, afinal, como o título sugere, a história revela o lado oposto ao amor, destacando o contraste entre atitudes pautadas pelo amor e o ódio.

A capa de A face inversa do amor

HsF: Ok, eu sei que para um escritor, todos os personagens são muito queridos, mas confessa, vai, tem sempre um que é mais nosso chegado! Conta aí, qual personagem do seu livro é o seu "queridinho" e por quê?

Rafaela: Isso é verdade, acabamos pegando afinidade com todos, incluindo os ‘vilões’! Mas eu não tenho como negar o amor que tenho pela nossa protagonista, Annie. Ela é tão intensa e ao mesmo tempo tão frágil, que, como alguém me disse certa vez, ‘dá vontade de abraçar e levar ela para bem longe de determinadas situações’.

HsF: Opa, seu telefone acabou de tocar e um diretor de Hollywood quer adaptar seu livro para as telonas - pausa para um semi-desmaio - você pode escolher o elenco principal, quais atores você escolheria para interpretá-los?

Rafaela: Uau! Com certeza seria um completo desmaio! Bem, Sophie Nélisse cairia muito bem no papel de Annie, Chloë Grace Moretz interpretando a doce Karen, quando ruiva, Amy Adams sendo a vilã Elizabeth apaixonada por Bradley Cooper no papel de Lincoln (fariam uma dupla vingativa intensa, não é mesmo?) e Ian Somerhalder teria que ser o Stefan, mesmo que com ajustes, rsrs! Sabe que faltam muitos outros personagens importantes, precisaríamos de muito tempo para decidir todos. Mas me deu uma vontade tão grande de reunir esse pessoal. Me ajuda? kkk


HsF: Qual escritor você sonha em conhecer, aquele que você chamaria pra tomar um açaí caprichado e passaria horas e horas conversando sobre milhares de coisas?

Rafaela: Falou em açaí, falou na minha língua. Na verdade sempre são muitos, mas, seria muito especial conversar, em um cenário internacional, com Harlan Coben pela escrita envolvente dele e o incentivo que ele me deu mesmo sem saber. Falando nacionalmente, gostaria de estar com a Isabela Freitas, não tanto pela afinidade de conteúdo, mais sim da afinidade de circunstâncias, por ser uma escritora jovem e da nossa cidade, Juiz de Fora.

HsF: Agora, papo sério, quanto você calça? Brincadeira! Hahahah Mas falando sério mesmo, qual foi o maior desafio nessa jornada de escritora? (desde a criação, até a publicação e divulgação).

Rafaela: Depende do calçado, rsrs, varia de 36 a 38 (sim, não tenho pés de princesa, você tem jeitinho que tem rsr). Sobre o desafio, digo que, de todos eles (não sou poucos) destaca-se a distribuição e comercialização do livro, por ser um tanto quanto independente. São muitas burocracias e custos para que o livro saia da prateleira para a estante de um leitor. Mas vale a pena!

HsF: E uma curiosidade, que muitos leitores devem ter, como é a carreira de uma escritora? O dia a dia, o processo todo, dá pra viver só disso? Desabafa aí para nós!

Rafaela: Engraçado você dizer ‘carreira’, porque a maioria das pessoas não pensam isso, rsrsrs, é por isso que escrever às vezes é visto como hobby apenas. Mas a verdade é que o processo é bem mais intenso do que um passatempo, requer responsabilidades e muita dedicação. Mas é maravilhoso viver isso!



HsF: Você já tem novos projetos em mente, Rafa?

Rafaela: A escrita é um braço meu que valorizo muito, então sim, tenho novos projetos. Atualmente tenho trabalhado mais na produção conteúdos profissionais, online ou não. Em breve acontecerá o lançamento do livro “Negócios e Carreira”, no qual teremos como co-autores profissionais de diversas áreas profissionais compartilhando seus conteúdos. Além de co-autora neste projeto, sou editora, juntamente com o Marcello Pepe.

Hsf: E, como nosso blog super apoia artistas locais, gostaríamos muito de saber, como é o mercado literário em Juiz de Fora? E como é ser escritora numa cidade que não é da dimensão de uma capital?

Rafaela: Quando comecei a escrever achava que Juiz de Fora não tinha tantos autores, estava enganada. Hoje em dia conheço muitos autores daqui e vejo que este número vem crescendo. Por outro lado, ainda nos falta uma cultura de valorização local, que creio que possa ser remodelada nos próximos anos, com eventos como a Bienal do livro.

HsF: Por último, um joguinho bem rápido, vou te dar as opções e você vai escolhendo!

Romance ou Terror? Romance
Crepúsculo ou Senhor dos Anéis? Complicou, não curto nenhum dos dois. Não me mate! rs
Ficar por trás das câmeras ou na frente delas? Na frente delas.
Livro ou Filme? Livro
Blog ou Youtube? Não me obrigue por favor, não sei escolher entre um. rsrs
Nunca mais poder escrever ou nunca mais poder comer pizza? Tchau Pizza!
Coração ou cérebro? Coração
Mocinho ou vilão? Vilão

Leitores, esperamos que vocês tenham gostado da entrevista tanto quanto nós gostamos de realizá-la! Ah e acessem a página de A face inversa do Amor para conhecerem melhor a obra!

Um comentário:

  1. Foi ótimo fazer essa entrevista, vocês são sensacionais! Lembro bem da minha ansiedade em enviar um novo capítulo de A face inversa do amor para que a Carol me falasse o que achou, como eu aguardava isso! Não sabe o quanto isso foi importante para mim. Vocês merecem todo o sucesso possível! <3 Obrigada pela oportunidade de crescer com vocês!

    ResponderExcluir