quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Os piores clichês



O clichê está presente em todas as histórias, tanto na literatura quanto no cinema. Mesmo que bem suaves, eles estão lá. O significado da palavra clichê é o seguinte: É uma expressão idiomática que de tão utilizada, se torna previsível. Desgastou-se e perdeu o sentido ou se tornou algo que gera uma reação ruim, algo cansativo em vez de dar o efeito esperado ou simplesmente repetitivo. (Fonte: Dicionário inFormal)
Nem sempre o clichê é ruim, o autor pode colocá-lo de um modo diferente e único deixando assim a história original, essa é graça dos clichês. Mas há alguns realmente chatos e insuportáveis que você não cansa mais de ouvir e/ou ver, pensando nisso separei os 4 clichês que eu mais detesto! (Está em ordem aleatória).

1- Criatura sobrenatural (ou homem incrível) se apaixona por garota sem atrativo

Você pode contar quantas histórias existem onde uma menina sem graça e insegura se apaixona por um cara incrível e de repente ele também se apaixona por ela por um motivo inexistente. Há ainda aquelas histórias que viraram a febre da maioria das garotas de hoje em dia onde além dele ser incrível, ele é uma criatura sobrenatural, seja um anjo, um vampiro, um demônio, etc.
Isso pra mim não tem lógica, a garota tem que ter pelo menos uma qualidade! É assim que essas histórias se tornam surreais, ou seja, não dá nem pra pensar na probabilidade dela acontecer.

2- A mocinha indefesa

Sabe aquela personagem onde tudo gira em torno dela? Onde o mocinho salva ela no final? Onde ela não faz nada certo e não consegue fazer nada sem ajuda? Pronto, acabei de descrever uma mocinha indefesa!
As mulheres já são alvo de crítica, com milhares de personagens desses então, não tem nem como contestar.
Na minha opinião as personagens femininas deveriam ter mais independência e mais garra, e virarem "os mocinhos" da história, isso quase não acontece.

3- Os pais problemáticos

Na maioria das histórias, principalmente nos livros infanto-juvenis, os pais dos personagens principais ou morreram ou são separados. Queridos escritores, nem toda família é assim, eu sei que vocês pensam dos leitores se identificarem com os personagens, mas não precisa ser todas as histórias. Eu sinto até pena dos personagens (eu sei que isso é estranho), por que eles não podem ter uma família feliz?

4-  A queda na fuga

Quem é que nunca viu um filme que numa cena em que o personagem principal está fugindo do vilão ou de qualquer outra coisa, ele tropeça e cai no chão?! Acho que todo mundo! Antes isso era emocionante, você ficava: "AI MEU DEUS LEVANTA DAÍ!CORRE!", agora a reação dos espectadores já é: "Aposto que ele vai cair!". Entenderam a noção da coisa? Isso pra mim já cansou.

Então pessoal o que acharam? Deixe sua opinião aí nos comentários e me diga: Quais clichês vocês mais detestam?

5 comentários:

  1. Ruivas com coque frouxo tímidas que como você disse se apaixonam pelo bad boy da história por que? Não sei :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuhahuahuahauuah concordo e também não entendo! Os autores parecem ficar mais preguiçosos com o passar dos anos, o que é uma pena! Ah, e muito obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  2. E quando é uma fanfic, onde a garota é fã do One Direction e sai da sua casa com um coque bagunçado, e resolve ir no Starbucks, e lá, encontram Harry Styles, e eles simplesmente (sem razão aparente) trocam os olhares, e se apaixonam... Isso nem tem sentido, por que se o Harry andasse por aí, alguém com certeza o reconheceria, e tentaria sequestrar ele! Aí, depois ele segue ela por toda parte, ela rejeita ele (outra coisa meio impossível) e aí eles pegam chuva, se beijam na chuva, e depois ficam juntos, aí aparece uma vadia, e tenta estuprar o coitado (tá, isso foi exagero), e ela fica sentida, e ele faz algo incrível pra provar o amor que sente por ela, e eles se casam.

    FIM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morri de rir com o seu comentário! Mas realmente, essas fanfics são assim mesmo! Coisas impossíveis de acontecer que dão até raiva. Tudo bem colocar alguém conhecendo seu ídolo, mas que coloque de uma forma mais acreditável né?! Li uma em que a menina andava pela rua e ao ver o Tom Hiddleston cai no chão e tem uma concussão, e ele obviamente, leva ela para o hospital e se apaixona. Quem nunca né?! kkkkkkk
      Bom, agradeço pelo comentário! Volte sempre!

      Excluir
  3. o unico cliche(infelizmente vou ter que usar) é da garota(nao indefesa, aleluia) que se apaixona por um principe anfibio que futuramente se torna um super-heroi

    ResponderExcluir